terça-feira, 22 de maio de 2012

Em terras Tubaronenses, Fluss Haus



Terminando essa série sobre minha breve, porém proveitosa, passagens pelas terras Tubaronenses o post de hoje tem um pé cá e outro na Alemanha.

Domingão depois de curtir uma bela praia em Jaguaruna rumamos para Vargem do Cedro, por uma bela estrada recortando a serra catarinense, aí pra explicar como chegar na Fluss Haus é o seguinte: quando as placas começarem a ficar incompreensível e você achar que está realmente na Alemanha, beleza, tá caminho certo.


É meio complicadinho chegar lá, mas o local fica em São Martinho (SC), vilarejo fundado em 1860 por imigrantes alemães que preserva lindamente a cultura e arquitetura de seus fundadores. Fluss Haus significa Casa do Rio, nome dado em virtude do rio que passa pelo terreno onde a casa foi construída.

e no caminho um típico comercio de São Martinho
O local é afamado pelas bolachas artesanais produzidas e pelo amplo café da manhã colonial servidos lá; mas eu não estava lá nem por um, nem por outro. Eu estava afim era de almoçar a saborosa (e gorda) delícias da culinária alemã, que fiquei super fã desde minha visita Bauernfest.

Juntando os itens do café colonial e almoço tinha fácil uns 150 itens para degustar, pensa no nó que minha cabeça criou. Pensando absolutamente em almoço foquei só em um lado do salão e mandei bronca.

entre salsichões, chucrute, bratkartoffeln, e demais delícias (e tudo regado a muita mostarda), como diria um amigo meu; comi feito gente grande. Mas a casa de convida ao pecado da gula, o ambiente é assaz agradável, com colaboradores vestidos a caráter e canecas gigantes de chopp cruzando o salão.


Era tanto convite a gula que até me aventurei no afamado eisenbein, ou o temível joelho de porco; que me surpreendeu fortemente tanto pelo sabor, quanto pela maciez da carne. Recomendo aos amigos, aos mais corajosos claro!

vista do meu eisenbein
Pra fechar minha tarde germânica, um belo strudel de maça, e não pensem vocês que strudel de maça é pleonasmo, porque lá tinha um monte de sabor...

Se tiverem nas terras catarinenses sugiro fortemente que visitem a Fluss Haus, tanto pela culinária, quanto pela arquitetura, ou pela afamadas bolachas artesanais. Enfim o local é tudo de bom e garantia de bom divertimento.

E para os que querem se aventurar na cozinha inspirados pela culinária germana, achei esse site de receitas.

mais bela casinha do comercio local, pra fechar nossa viagem

abs

Um comentário:

  1. Que experiência massa Murilo! Fico pensando como seria morar numa cidade assim...

    ResponderExcluir